​© 2019 Revista Litteris   - Uma publicação Semestral                     email: revistalitteris@yahoo.com

REVISTA  LITTERIS

 

ARTIGOS LITTERIS N. 11Março  - 2013


 A Litteris em sua 11a edição entra no ar, é o primeiro número de 2013.
        Os tempos são outros, quem viveu os anos 1990  e o início dos 2000, sabe a dificuldade que havia para publicações, a dificuldade para se desenvolver uma pesquisa de qualidade, efetivamente, o Brasil mudou. O caminho ainda é longo, mas já podemos ter uma mostra do  que a acadêmia é capaz de produzir.
         Até há pouco tempo, as produções acadêmicas se concentravam nas grandes capitais, hoje, com a criação de novos pólos das instituições federais e o crescente incentivo à pesquisa, temos artigos de qualidade vindos de todas as partes do país. 
       Assim, espaços como a Litteris sempre estarão abertos para que se divulgue o melhor das pesquisas acadêmicas.
        Resenhas, traduções e ensaios são as seções que ora oferecemos para nossos leitores, saber que a Litteris é uma referência no meio acadêmico no Brasil e no exterior  é muito gratificante, mas sem dúvida nada mais gratificante do que ver as novas gerações de pesquisadores e acadêmicos brasileiros se formando e com tranquilidade terem a possibilidade de divulgar seus trabalhos. 
Muna Omran
Editora

PUBLICAÇÃO  SEMESTRAL


REVISTA LITTERIS PROPOSTA: Temas para os artigos pertinentes à literatura, linguística, história, antropologia, filosofia, estudos culturais e interdisciplinares.

 

1.Uma Reflexão Sobre as Possibilidades Interpretativas à Luz de Grandes Clássicos da Antropologia-  Aristéia Mariane Kayser ; Marco Aurélio da Silva ; Dejalma Cremonese  (UFSM)

2. O Trabalho Migratório, Pobreza Urbana e Desenvolvimento Sustentável: O Caso da Cidade de Xai-Xai, 2005-2011 -     Etelvino Andon José Chichava  e Geraldo Cebola João Lucas ( Universidade Pedagógica Delegação do Niassa- Moçambique)

 

 

 

3. Mulher Fuleira”: cultura e sentidos de Identidade feminina no forró eletrônico-  Fábio Soares da Costa  ( UFPI)

 

 

 

4. Heavy Metal, Uma Nação Pós-Moderna?-Flávio Pereira Senra  (UFRJ)

 

 

 

5.A Influência Das Tematizações Na Representação De Nordestinos Na Mídia Jornalística- Hélcio Carlos de Oliveira Silva  ( UERJ)

 

 

 

6. Fatima es Fatima,por Ali Shariat - Yusra Ataya  (UEPG)

 

 

7. A Razão da Loucura e a Loucura da Razão- Daniel Salésio Vandresen (IFPR)

 

 

 

8. O Futuro do Passado -  Delmino Gritti  ( Universidade Federal de Caxias do Sul)

 

 

 

9. Uma Discussão Sobre Ciência a Partir dos Livros O Queijo e Os Vermes e Cada Um Na Sua Lei - Elton Moreira Quadros ( UESB)

 

 

 

10. O Mercado De Trabalho Informal Como Alternativa Na Cidade De Campina Grande-PB- Ricardo Pereira Veras ; Suelen Santos Bezerra ; Roberto Pereira Veras ( UFCG)

 

 

 

11. Perspectivas de História e Ficção: Uma Leitura Do Filme As Melhores Coisas Do Mundo- Renato de Oliveira Dering  e Vanessa Silva Andrade ( UFG)
 

 
12.  O Simbólico-Religioso n´O Precipício: Uma Abordagem Hermenêutica Sobre Uma Das Sete Narrativas D’O Carro Dos Milagres, De Benedicto Monteiro -  Marcel Franco da Silva - ( UEPA)

13.Manuel de Freitas e Francisco Alvim: Uma Poesia do Cotidiano, uma Poética sem Aura-   Kamilla Kristina Sousa França Coelho (UFG – CAPES)

14. O Imaginário Religioso na Guerra do Contestado- Angelo Vandinei Cordeiro ( FURB) 

15. Auerbach Revisitado pela Crítica Historiográfica: O caso D. Quixote-  Eliane Veríssimo Santana (PPGHIS UFPR/NEMED);Rodrigo Barbosa Schiavinato (PPGHIS UFPR/NEMED); Elaine Cristina Senko. (PPGHIS UFPR/NEMED)

16. A Caricatura à Serviço da Crítica em Capas da Revista Veja- Ilana da Silva Rebello Viegas ( UFF)

17. Salvador Novo: Radicalismo Estético e Sexual- Helder Thiago Cordeiro Maia (UFF)

18. Masculinidades e Feminilidades Atravessadas pela Doença: Interactantes Artríticos Reumatóides em Uma Conversa Sobre Sexo no Ciberespaço-
Raquel Souza de Oliveira  (UFRJ)

19.Dom Casmurro e o novo conceito de “plágio”- Ana Lúcia Lima da Costa ( UENF/UFF)

20. Identidade E Autorrepresentação Em Toadas De Bumba-Meu-Boi-Ludmila Portela Gondim ( UNB); Sylvia Helena Cyntrão  ( UNB)

21. A Tragédia de Ismene, A Princesa de Tebas: Evocações Hegelianas em Pedro Senna-  Débora de Freitas Ramos Apolinário ( UERJ)

22.   A Tradição Da Narrativa Noir Na Literatura Brasileira: A Violência Como Protagonista Em “O Cobrador” De Rubem Fonseca- Teresa Cristina Martins Kobayashi  ( UNINCOR);  Cilene Margarete Pereira ( UNINCOR)

23. O Uso de Cores em Textos Literários: Três Casos- Caio Yurgel -(Universität Tübingen, Alemanha)

24.  O que é bom para o Lixo é bom para a poesia: O Ínfimo na Poética da Manoel de Barros- Júlio César Alexandre Júnior   ( UEL) - 

25. Estética da Recepção: Uma Proposta de Leitura da Condição Feminina na Sociedade Atual-  Adriele Gehring  (UEM);Maiara Cristina Segato  ( UEM);Wilma dos Santos Coqueiro  ( UFPR/UEM)

26.  Conceituações de Literatura de Masse e Posiçõe de Herói em Hobbit, de J.R.R. Tolkien-  Afranio Pedro Martins Neto ( UFG);Renato de Oliveira Dering (UFG)

27. A pulsão de morte em O quarto fechado, de Lya Luft- Cibele Hechel Colares da Costa  ( UFRGS)

28. Campos de Carvalho: pensador da modernidade?-Maurício dos Santos Gomes- ( UFRGS)

29. Carlos Drummond de Andrade, Menino Antigo-  Luciano Marcos Dias Cavalcanti  ( UNESP)

30. A presença de Machado de Assis na escrita de Milton Hatoum- Katrym Aline Bordinhão dos Santos ( UEPG/UNICENTRO)

31. A Influência do Modernismo na Obra de Fernando Pessoa e de Seus Heterônimos-  Wagner Lacerda (UFJF) ;Gracielle Custódio Apolinário (UFJF) 
Antonio Carlos Pereira (UFJF).

32. The Woman and The Loneliness in Katherine Mansfield´s The Woman at the Store.-Valdirécia de Rezende Taveira (UFMG) ; Luiz Antônio Caldeira

Andrade (UFMG)

33. Os Discuros Alegóricos da Morte Vermelha, Em Edgar Allan Poe- Auricélio Soares Fernandes (UFPB) ;   Genilda Azerêdo (UFPB)

34.  Regionalismo ou regionalidade?: Uma leitura do romance Cinzas do norte, de Milton Hatoum- Carolina Izabela Dutra de Miranda (UFMG

REVISTA DIGITAL - PUBLICAÇÕES - Nº11 - Volume 1

REVISTA DIGITAL - PUBLICAÇÕES - Nº11 -  TRADUÇÃO

REVISTA DIGITAL - Nº11 -  RESENHAS

Revista Litteris
ISSN:1983 7429
Março de 2013

RESENHAS N.11






 

DERRIDA, Jacques. Gêneses, genealogias, gêneros e o gênio. Porto Alegre: Sulina, 2005.Roberto S. Kahlmeyer-Mertens

 


GALERA, Daniel. Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera: descrição e síntese. São Paulo:Cia das Letras.
Daniel Baz dos Santos. 








HEIDEGGER, Martin. Interpretação Fenomenológica de Aristóteles. - Introdução à pesquisa fenomenológica. Trad. Enio Paulo Giachinni. Petrópolis: Ed.Vozes.
Roberto  S. Kalhmeyer-Mertens

REVISTA LITTERIS
ISSN: 1983- 7429


     TRADUÇÕES - LITTERIS N.11
    Março - 2013


O que significa pensar? Fragmento da preleção homônima de Martin Heidegger, por Roberto S. Kahlmeyer-Mertens  (UERJ)