​© 2019 Revista Litteris   - Uma publicação Semestral                     email: revistalitteris@yahoo.com

REVISTA DIGITAL - PUBLICAÇÕES - Nº13 - Volume 1

Muitos dizem que o ano de 2014 não acontecerá devido ao calendário imposto da Copa do Mundo, não é nisto que a Revista Litteris acredita, este será o ano de muitas lutas e desafios. No nosso caso, o desafio maior é aprimorar cada vez mais a  revista.
Nossa proposta se mantém, fazer uma revista que apresente artigos de qualidade que levam seus leitores a refletir sobre as diversas áreas do conhecimento, apresentando novos caminhos da crítica literária, do pensamento das ciências humanas e sociais. Incentivar  e difundir o debate intelectual - este tem sido a bandeira da Litteris. 


As páginas da Litteris continuam abertas a todos que acreditam na difusão do conhecimento  e do debate.
 

1. GÊNESES E TEMÁTICA DO CICLO PORT-WINE DE ALVES REDOL- Lucien Diouf- ( Universidade Paul Valéry – Montpellier, FR)  

 

 

2. Escrita íntima contemporânea: do diário virtual ao nascimento de um escritor real -Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos (UENF, BR) ;Analice de Oliveira Martins (UENF, BR)   

 

3. LAS TINIEBLAS DE TU MEMORIA NEGRA, DEL ESCRITOR ECUATOGUINEANO DONATO NDONGO-BIDYOGO: MARCAS PROFUNDAS DEL COLONIALISMO ESPAÑOL EN GUINEA ECUATORIAL -Gracineia dos Santos Araújo ,(Universidade de Valladolid, ES)  

4.   PAGU E O ROMANCE PROLETÁRIO -Denise Adélia Vieira (UFJF) ;Teresinha V. Zimbrão da Silva ( UFJF)  

 

 

 

5. INTELECTUAIS DA GERAÇÃO DE 1870 E O REORDENAMENTO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA: SILVIO ROMERO E JOSÉ VERÍSSIMO-Maricilde Oliveira Coelho (EA-UFPA )

 

 

 

 6. O QUE QUER E PODE ESTA LÍNGUA: MEMÓRIA E DISCURSO NA MÍDIA IMPRESSA - Cláudio Gonçalves Gomes (UFBA)  ;  Iracema Luiza de Sousa – ( UFBA) 

REVISTA DIGITAL - PUBLICAÇÕES - Nº13 -  Volume 2

7. UM MERGULHO AO “BANTUÍSMO”: A REDUPLICAÇÃO VERBAL DE RADICAIS DE ESTRUTURA DO TIPO –C- E PARCIAL NA LÍNGUA NYUNGWE.   Leonildo Inácio Viagem - (Universidade Católica de Moçambique, Província Tete)

 

 

8. RESSIGNIFICAÇÕES DA CONTEMPORANEIDADE:UFMGTUBE, UM EXEMPLO CRONOTÓPICOSimone Cristina Mussio (UNESP-FCLAr/FATEC -Jahu )

 

 

 

9. DE PANINI AOS COMPUTADORES: A INTERDISCIPLINARIDADE DO LÉXICO Edson Roberto Bogas Garcia –  (Centro Universitário de Votuporanga-SP)  

 

 

 

10. A COEXISTÊNCIA ENTRE O “VELHO” E O “NOVO” NAS RELAÇÕES CAPITALISTAS: O ESPAÇO URBANO COMO PALCO DE “MUDANÇAS” - Roney Gusmão do Carmo (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB) Ana Elizabeth Santos Alves (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB).  

 

 

 

11. ENTRE A NÉGRITUDE A CONSTRUÇÃO DA IDEOLOGIA NACIONAL UMA REVISÃO  DA LITERATURA - Gustavo Andrade Durão (

Universidade Federal do Rio de Janeiro,– UFRJ)  

 

 

 

12.MARABÁ: ESTUDOS SOBRE A MESTIÇAGEM EM GONÇALVES DIAS E GREGÓRIO DE MATOS e GUERRA    - Débora de Freitas Ramos Apolinário (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ)

 

 

 

13. Linguagem, Espaço e Identidade e em O Rio e eu, de Lygia Bojunga. Michelle Rubiane da Rocha Laranja ( Universidade Estadual de São Paulo, UNESP) e  Claudia Maria Ceneviva Nigro (  Universidade Estadual de São Paulo,UNESP)

   

REVISTA DIGITAL - Nº13 -  RESENHAS

UMA NOVA PERSPECTIVA AOS ESTUDOS MEDIEVAIS: A ARTE DE GOVERNAR DE AVERRÓIS

Elaine Cristina Senko (NEMED UFPR) 

 

PEREIRA, Rosalie Helena de Souza. Averróis: a arte de governar:(uma leitura aristotelizante da República). São Paulo: Perspectiva, 2012, pp.335.

"Esta resenha apresenta uma perspectiva da recente obra de Rosalie Helena de Souza Pereira intitulada Averróis: a arte de governar: (uma leitura aristotelizante da República), que no caso, é a tese de doutorado publicada e defendida pela autora no IFCH-Unicamp. Esclarecedor, o livro nos apresenta o pensamento político do erudito islâmico Averróis (1126-1198) através de seus comentários feitos das obras a República de Platão e Ética a Nicômaco de Aristóteles."